Um dia desses, publiquei um convite no meu facebook, direcionado às minhas famílias (sim, no plural... a história é longa... tem tempo???). No convite, pedi contribuições de receitas, aquelas favoritas e campeãs de audiência. Logo houve um certo clamor pela tal receita perdida de Apfelstrudel que a Walkiria mandou para a Débora há algum tempo. Por fim, não só a receita foi resgatada como também uma curiosa passagem da nossa infância, e que a Débora nos conta:
"A história é velha! A gente escrevia cartinha, ilustrava e enviava pelo correio com selo e tudo! Como eu já gostava de cozinhar a Wal me mandou a receita no meio das notícias... (Tipo: "Oi Dé, tudo bem? Ovo ,água gelada... e a família, como está? Maçã, canela" Ah! Ah! Ah!). Durante anos, para fazer strudel, eu relia a carta! Até vencer a preguiça e passar a limpo a receita... Como a Wal tem cabelos loiros e origem nórdica , acho que a receita vem da família do tio Otávio! Muito chic!"
Ainda não tive o privilégio de experimentar o Apfelstrudel, mas pelos comentários, deve ficar muito bom! Vou tentar fazer em breve, tanto receita original como uma provável versão vegana.
PRIMEIRA MASSA:
1 ovo
1 copo de água bem gelada
1 pitada de sal
SEGUNDA MASSA:
3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
200 grs. de manteiga sem sal bem gelada
1 xícara (chá) de farinha de trigo
RECHEIO:
4 ou 5 maçãs
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de canela em pó
150 grs. de uva passa
CALDA:
4 colheres (sopa) de açúcar
1 ½ colher (sopa) de água
1 colher (café) de essência de baunilha
1) Bata no liquidificador o ovo, a água e o sal até formar uma leve espuma. Despeje em uma tigela e acrescente farinha de trigo aos poucos até ficar uma massa que solte da tigela. Abra a massa com um pano de prato enfarinhado no tamanho de 20 cm x 30 cm mais ou menos e deixe descansar.
2) Corte a manteiga gelada dentro da farinha de trigo e mexa para que fique esfarelada como uma farofa. Estenda essa 2ª massa sobre metade da 1ª e dobre-a, fechando bem as beiradas. Abra com o rolo mais duas ou três vezes essa massa. Reparta em duas metades iguais e novamente abra mais duas ou três vezes cada uma delas, sempre dobrando na metade e abrindo novamente.
3) Descasque e pique as maçãs, acrescente o açúcar, a canela e as passas. Misture tudo e espalhe sobre as massas enrolando como um rocambole. Asse em forno quente por 45 minutos.
4) Prepare a calda misturando a água, o açúcar e a baunilha. Leve ao fogo e cozinhe por 3 minutos. Pincele sobre o apfelstrudel já assado.
VARIAÇÃO: se for de seu agrado, acrescente castanhas picadas ao recheio e sobre a calda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário